Sábado, 19 de Novembro de 2005

Entrevista ao jornal "Primeiro de Janeiro"

No âmbito da abertura do novo espaço da ASSIMDESIGN em parceria com a PEREIRA&SMEJADESIGNS, o jornal "O Primeiro de Janeiro" convidou os seus responsáveis para uma entrevista publicada no dia 29 de Setembro do presente ano, no seu suplemento especial "Um Olhar sobre Lourosa", com o objectivo de promover as iniciativas empresariais da região. A partir de agora, poderá lêr na íntegra esta entrevista:

"Um espaço com imagem e design"

Arthur Soares e Henrique Costa são os responsáveis pelo mesmo espaço que é partilhado por duas empresas. A AssimDesign que se dedica à criação da imagem das empresas, a projectos multimédia e à formação, enquanto a Pereira & Smeja centra-se na estampagem, no desenho gráfico e na personalização de brindes publicitários. No mesmo espaço encontra-se ainda a comercialização de peças de artesanato, um negócio que os irmãos trouxeram da Venezuela.

O espaço aberto ao público desde o início de Setembro, em Lourosa, insere dois projectos distintos e simultaneamente complementares. Uma ideia que surgiu quando Henrique Costa convidou o irmão a partilhar o mesmo espaço para negócios diferentes.

AssimDesign
O designer Arthur Soares explica que a AssimDesign engloba quatro vertentes: “Trabalhamos em imagem, multimédia, arquitectura e formação”. Este trabalho desenvolvido pela empresa começou a ser idealizado ainda em 2004 e destina-se essencialmente a “pequenas e micro empresas que ainda não tenham logótipo e/ou site na Internet”.
O trabalho da AssimDesign prende-se então com a concepção de logótipos, cartões de contacto, papel timbrado, flyers e, ao nível da multimédia, com a planificação e concepção de websites, apresentações, catálogos digitais e newsletters.
Arthur Soares não esconde que a aposta na construção de sites para micro empresas surgiu porque “é um mercado pouco fornecido a este nível e há uma relação mais próxima entre nós e o próprio responsável da empresa, uma vez que, em empresas maiores, falamos com intermediários e aí o trabalho pode não ser desenvolvido”.
No que toca à publicidade na Internet, “está relacionada com os banners e destina-se também a pessoas que pretendam, por exemplo, anunciar a venda do seu carro ou da sua casa na internet”, esclarece o responsável.
No que toca aos projectos de arquitectura e formação, Arthur Soares começa por referir que “a arquitectura resume-se à elaboração de estudos e projectos, em formato digital, em parceria com gabinetes e profissionais do ramo da construção civil”. Sobre a formação, Arthur Soares tem certificação de formador e, por isso, decidiu que “uma mais-valia para este negócio seria dar apoio ao domicílio ao nível da informática”. Nesta medida, esta área “abrange não só os centros de formação, mas alarga-se também a particulares”.

Pereira & Smeja Design’s
A empresa gerida por Henrique Costa, a Pereira & Smeja Design’s engloba a prestação de serviços de digitalização e tratamento de imagens, impressão de imagens e documentos, estampagem, brindes publicitários, papelaria e artesanato. Assim, o objectivo é “servir os clientes com qualidade e eficiência, propondo e desenvolvendo as melhores soluções à medida das necessidades de quem nos procura”, diz Henrique Costa.
A qualidade é uma prioridade da empresa e, para que o serviço seja eficaz, há ainda parcerias que “ajudam ao desenvolvimento dos serviços que prestamos”, confessa Henrique Costa.
Sobre cada um dos serviços prestados, o principal destaque recai na estampagem e na personalização dos brindes publicitários. A estampagem é feita em variados tecidos que vão desde t-shirts de algodão tradicionais, até aos tapetes de rato ou puzzles. Enquanto que os brindes publicitários são “uma aposta de muitas empresas e, nesta área, temos um leque imenso de produtos”. Assim, os brindes publicitários passam pelas canetas, porta-chaves, bonés e outros artigos que podem ser consultados através do catálogo disponibilizado por Henrique Costa, seja nas gamas económica ou executiva.
Finalmente, no que toca à impressão, “executamos impressão de fotografias, trabalhos e fotocópias em diversos formatos”. E na digitalização e tratamento de imagens “retocamos todo tipo de imagens que contenham imperfeições ou se encontrem degradadas pelo tempo”.
Para concluir, os responsáveis deste espaço acrescentam “que, caso algum cliente que nos procure e necessite de outro tipo de serviço relacionado com as nossas áreas de actividade, pode perguntar se podemos satisfazer o seu pedido. Queremos inovar!”

Artesanato

Os produtos de artesanato oriundos da América do Sul são um complemento às actividades desenvolvidas pelos irmãos. A decisão partiu de Henrique Costa que, regressado da Venezuela, decidiu dar continuidade ao negócio que o pai tinha aquando emigrado. Dos produtos artesanais destacam-se peças únicas em madeira (nomeadamente em nogueira), pedra, cerâmica e têxteis, da Venezuela, Peru, Bolívia, Brasil, Colômbia, México e Equador.
Os irmãos designam este como o projecto AHPA que é “um projecto familiar destinado à divulgação da colecção particular da família”, explica Henrique Costa. O mesmo que acrescenta o facto de ser “o continuar de um negócio com 35 anos”.
Tudo começou com o pai Armando Augusto Tavares da Costa que abriu uma pequena galeria de arte que, em poucos anos, se tornou numa referência turística ao nível das peças de arte da América Latina. O objectivo é então “a promoção e comercialização de artesanato da América Latina”. Henrique Costa garante que “estamos a falar de peças de rara beleza, com grande valor familiar e únicas porque grande parte delas são feitas à mão e, por isso, não se fazem duas peças iguais”.
De acordo com Arthur Soares, “este projecto não é financeiramente uma mais-valia, mas principalmente o divulgar de um projecto de família que nos orgulha”. O próprio site ajuda a desenvolver essa divulgação. Para tal, os interessados poderão aceder a www.ahpa.com.sapo.pt ou simplesmente deslocarem-se à sua loja de Lourosa onde estão expostas algumas peças da colecção.

publicado por assimdesign às 17:00
link do artigo | comentar | favorito

»saiba mais em assimdesign.net

»pesquisar

 

»Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
26
27

28
29
30


»Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

»ARTIGOS RECENTES

» jrcparquitectos.com | nov...

» casadoschoupos.pt | novo ...

» redes sociais | novos ace...

» colectânea momentos | 21....

» projecto limpar portugal ...

» boas festas & feliz 2010

» assimdesign® | marca regi...

» assimdesign | redes socia...

» rosto solidário na viagem...

» amorinsesilva.pt | novo s...

» direitosedesafios.com | p...

» rosto solidário | teatro ...

» campanha 'vamos plantar a...

» livro sentidos | santa ma...

» enefeiras 2009 | imagens

» assimdesign | presente na...

» aefeira.pt | parceria

» livro sentidos | arouca

» 2005>2009 | 4º aniversári...

» rostosolidario.pt | hoje ...

» livro sentidos | setúbal

» rosto solidário | I mosai...

» livro sentidos | vale de ...

» livro sentidos | últimas ...

» assimdesign em 2009

» boas festas 2008»2009

» livro sentidos | neptúlia...

» livro sentidos | lançamen...

» livro sentidos | brevemen...

» websites remodelados

» rostosolidario.pt | novid...

» feiranegócios & feicor 20...

» pobreza zero | marcha bra...

» pobreza zero | marcha bra...

» pobreza zero | marcha bra...

» dinamiz'alpe 2008 | image...

» dinamiz'alpe 2008 | peddy...

» rostosolidario.pt | lança...

» e-portfólio | perfil reno...

» rostosolidario.pt | breve...

»ARQUIVOS

» Novembro 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Agosto 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

» Fevereiro 2009

» Janeiro 2009

» Dezembro 2008

» Novembro 2008

» Outubro 2008

» Setembro 2008

» Agosto 2008

» Julho 2008

» Junho 2008

» Maio 2008

» Abril 2008

» Março 2008

» Fevereiro 2008

» Janeiro 2008

» Dezembro 2007

» Novembro 2007

» Outubro 2007

» Setembro 2007

» Agosto 2007

» Julho 2007

» Junho 2007

» Maio 2007

» Abril 2007

» Março 2007

» Fevereiro 2007

» Janeiro 2007

» Dezembro 2006

» Novembro 2006

» Outubro 2006

» Setembro 2006

» Agosto 2006

» Julho 2006

» Junho 2006

» Maio 2006

» Abril 2006

» Março 2006

» Fevereiro 2006

» Janeiro 2006

» Dezembro 2005

» Novembro 2005

»PORTFÓLIO WEBDESIGN